Óleo Hidráulico - Vital para qualquer sistema hidráulico

234 visualizações

Óleo Hidráulico - Vital para qualquer sistema hidráulico

Frequentemente, pouca importância é dada ao óleo hidráulico quando se fala sobre sistemas hidráulicos. Bombas, válvulas, pistões e motores são sempre os assuntos principais. Mas qual é a real importância do óleo hidráulico num sistema? Simplesmente TODA. Depende dele a transferência da potência mecânica gerada para os agregados em termos de eficiência e proporcionalidade de controle sobre a operação. Mas o que é tão decisivo na opção do óleo correto, suas características e cuidados?

Iniciando pelo princípio, o óleo hidráulico é o agente que transfere energia com caraterísticas de pressão e fluxo, proporcional a temperatura. Quanto maior a pressão do sistema, maior a energia transferível, quanto maior o fluxo, idem. E a temperatura? Ela define o ponto ideal no qual esta transferência atinge o ponto de capacidade máxima dentro do sistema. Temperaturas baixas aumentam a viscosidade e temos perdas de carga no sistema, temperaturas acima da temperatura ideal deixam o óleo com viscosidade abaixo do ideal, causando fuga excessiva pelas folgas internas do sistema. Portanto, como um motor de combustão, o sistema hidráulico deve operar em temperatura ideal para se obter a melhor eficiência do sistema instalado. Os danos e deficiências do sistema em função da operação fora do regime ideal de temperatura agora começam a ser óbvios, com baixas temperaturas o sistema não responde com agilidade e há uma falta de força projetada, já com excesso de temperatura, há grandes perdas de eficiência e danos ao sistema como ressecamento de vedações e fugas excessivas pelas folgas dos componentes. Ambas as situações podem causar erosões nos componentes por cavitação. (Característico pelo ruído elevado durante a operação).

Mas o que fazer se estamos em ambientes de temperaturas e condições extremas com temperatura ambiente extremamente baixa (perto de zero graus como na serra catarinense) ou elevada (como na região noredeste)? Todo fornecedor de óleos hidráulicos tem dentro da gama de produtos óleos específicos para cada situação, com maior viscosidade para regiões mais quentes e com menos viscosidade para regiões mais frias. A escolha correta na primeira vista não altera sensivelmente o funcionamento, mas se faz sensível ao longo da vida útil do equipamento.

Outro ponto de grande importância é a contaminação do óleo hidráulico. É comum o cliente leigo não acreditar muito na importância deste aspecto, mas o nível de contaminação de óleo por partículas é inversamente proporcional a vida útil do equipamento. A contaminação aqui abordada passa longe, por exemplo, da alteração da cor do óleo ou da presença de decantação de sólidos no fundo do tanque. Essas contaminações já ultrapassaram em muito qualquer capacidade de recuperação deste óleo, o que torna a troca e limpeza completa do sistema inevitável. A contaminação comum e dentro do regime projetado pela engenharia é de partículas em suspenção invisíveis ao olho nu, e removidas por filtros em linha. Pode se fazer um comparativo de uma água turva, onde as partículas são tão pequenas que só decantam mediante uso de aglutinantes. No caso do óleo hidráulico, é imprescindível o uso de filtro em linha para a contínua remoção destas partículas do óleo em circulação. A troca deste filtro é necessária a cada período ou horas de uso do sistema hidráulico, conforme o fabricante do mesmo. Para fins de curiosidade, abrindo um filtro usado do sistema após troca preventiva, é comum não ver contaminação, pois as partículas são muito pequenas. Se há vestígios de contaminação do filtro, já se pode concluir que o sistema está sofrendo com desgaste interno o que deve ser analisado para adequar o uso do mesmo.

Com toda esta extrema sensibilidade do sistema hidráulico referente a contaminação do óleo, fica agora fácil concluir os cuidados que se deve ter durante a instalação e inicialização do mesmo. A remoção das capas de proteção dos componentes como bombas, válvulas, motores e mangueiras deve ser feita apenas imediatamente antes da instalação/conexão dos mesmos, tentando diminuir ao máximo o tempo de exposição ao ar livre. Tanques de óleo fabricados devem sempre ser limpos internamente com elevado critério na tentativa de reduzir ao máximo os contaminantes. As mangueiras hidráulicas, quando encomendadas em fornecedores externos, devem vir com processo de “flushing”, que é uma lavagem interna da mangueira para promover remoção de contaminantes. Todos estes cuidados vão resultar em um excelente funcionamento com longa vida útil. Sendo assim, vale a pena observar os pontos apontados.

Apontando todos estes cuidados e conceitos perante o sistema hidráulico, a Ensimec utiliza procedimentos de instalação definidos, observando todos os aspectos relatados, a título de garantir a entrega de equipamentos sem contaminantes. Todo implemento ou motor hidráulico fornecido recebe o procedimento de “flushing” com equipamento específico, garantindo mínima contaminação do sistema hidráulico do cliente. Temos a preocupação em sempre ensinar e relatar os cuidados que se deve ter com o sistema hidráulico para que os equipamentos tenham o melhor desempenho possível. Tenha você também.

Clique aqui e conheça nossa linha completa de produtos, ou entre em contato conosco para mais informações.

Ensimec / Gbach, robustez no que projeta, segurança no que faz e qualidade no que vende.


Postado


Postagem relacionadas

Postado há

Dimensionamento correto do sistema hidráulico para guinchos

Com o crescente número de acidentes nas estradas, os veículos de autossocorro são essenciais para o resgate de veículos danificados. No entanto, para garantir uma elevada potência hidráulica para rebocar ou guinchar veículos de vários tamanhos nas mais diversas situações, é imprescindível o dimensionamento correto de cada componente do sistema hidráulico...

Leia mais

Postado há

Você sabia que as minicarregadeiras possuem base padrão para implementos?

As minicarregadeiras são máquinas extremamente versáteis e estão ocupando um espaço cada vez maior no mercado brasileiro mas, o que poucos sabem é que todas elas, independente de modelo e marca, possuem a base de acoplamento dos implementos padronizada....

Leia mais


Postagem nas categorias



Postagem nos meses

(1)Julho de 2020

(1)Maio de 2020

(1)Dezembro de 2019

(1)Novembro de 2019

(2)Setembro de 2019

(1)Julho de 2019

(1)Abril de 2019

(1)Março de 2019

(1)Fevereiro de 2019

(1)Janeiro de 2019

(1)Dezembro de 2018

(3)Novembro de 2018

(2)Outubro de 2018